domingo, 15 de fevereiro de 2015

Escolher viver num moinho

Acreditem ou não hoje andámos por São João das Lampas à procura de moinhos em ruinas. Há muitos! Mas segundo soubemos não são vendidos nem restaurados porque sofrem de problemas de partilhas de herdeiros. Ou falta de interesse dos donos.

Embora já não haja interesse no uso para o qual foram concebidos, achamos que moinhos podem ser uma boa solução de habitação economica pelo seu tamanho e pela sua sustentabilidae eólica.

Se pensarmos bem, os moinhos têm sempre uma vista linda porque estrategicamente têm que ser colocados em pontos altos ou pontos arejados, depois são muito acolhedores e podem ser bem romanticos, se tivermos em conta que terá que haver um aproveitamento de espaço que com uma decoração bem pensada pode fazer dum moinho um verdadeiro ninho de amor.

Assim, aqui fica a informação que recolhemos:

Os moinhos são hoje considerados património por serem um testemunho vivo dos processos de moagem de outrora e pela sua característica arquitectónica e .. o nosso país possui,possivelmente, o maior número de moinhos de vento a nível mundial.

Há a indicação que começaram a ser construídos, provavelmente, na Pérsia, tendo sido aproveitados pelos árabes e trazidos para a Europa pelos cruzados nos séculos XI. Em Portugal, a primeira referência histórica à sua existência data do século XIV.

Situam-se, geralmente, em pontos altos, cumes ou flancos de elevações de pequena altitude, ou em terrenos planos e abertos, de modo a ficarem sujeitos aos ventos, a cujo quadrante se adaptam por meio do seu sistema rotativo.

Na generalidade dos casos são cónicos.
Têm rés-do-chão, geralmente térreo, ladrilhado ou eventualmente de lousa, e um piso, raramente atingindo 5 metros.
É possível encontrar moinhos de 7 a 8 metros de altura que, ou são recentes, ou esse acréscimo foi feito a um moinho já antigo.
No geral têm apenas uma porta virada ao lado oposto ao do quadrante do vento dominante para o qual se volta o velado. Podem ter mais de uma janela, sendo que a maior fica sempre por cima da porta, as restantes ficam logo por baixo do capeado que faz de frechal; e no sotão, apenas têm janelas os moinhos mais altos.
Dado que o espaço útil dentro dum moinho é muito reduzido, é frequente encontrar armários escavados na parede - pilheiras, bem como a escada frequentemente assente sobre um arco.

Agora é só sonhar com o seu e levar a água ao seu moinho :)

2 comentários:

  1. Gosto muito do blog, parabéns!
    Foram ao moinho perto do cemitério de São João? Estava para alugar, não sei se aina está.

    ResponderEliminar

Seja mágico!!