quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Merlin's Magic : 1 HOUR Healing Meditation Music - REIKI HEALING - Relaxing Music [HQ]

Todos os dias tiramos um tempo para cada um de nós, aquele tempo que nos recolhemos num canto só nosso para meditar.
[Porque a par da nossa mudança social - deixando para trás aquele corre-corre do dia-a-dia, que nos faz perder a consciência mais profunda do ser, entrando como que em estado de 'dormência (demência!?) - veio também a espiritualidade, a paz, a tranquilidade.]

Meditar, é estar em ligação directa com o nosso 'Eu' mais profundo. É descobrir dentro de nós a verdadeira essência.
É nesse aquietar que conseguimos organizar as ideias e pensamentos para mais facilmente chegarmos à resolução de todos os problemas e obstáculos que nos surgem nesta caminhada a que chamamos vida.

Através da meditação vivenciamos uma beleza interior que nos faz repensar tudo o que nos rodeia e a nós mesmos.

É um momento de graça!

Deixamos aqui uma sugestão para acompanhar a meditação.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A hora de dormir


À noite quando chega a hora de ir passear a nossa cadela, escolhemos sempre espaços abertos onde possamos ver o céu. As estrelas estão lá a olhar para nós e nós devemos olhar para elas. Tranquilidade, quietude, silêncio é o que queremos antes de nos prepararmos para dormir.

Hoje escolhemos o mar, o som que dele vinha embalava-nos nesta noite estrelada e escura porque a lua é nova e por isso escondida. 

Qualquer palavra que possamos escrever fica aquem da sensação dos nossos  'dizer adeus ao dia' num reconhecimento e agradecimento à natureza.

São momentos e têm que ser vividos para serem sentidos. 
Boa noite!

domingo, 23 de novembro de 2014

Saber a sorte através das folhas de chá

Teimancia é uma prática antiga e de tradição honrada, utilizada para prever o futuro. Traduz-se na técnica de leitura das folhas de chá que ficam no fundo da chávena após o termos bebido.
Também conhecida como Tasseomancia, esta técnica apareceu da China antiga onde os imperadores usavam-na para prever o futuro.

 Cá em casa adoramos fazer esta magia; fazer da chavena de chá um oráculo :)

Então aqui vai:
O chá (de preferência preto) é preparado com as folhas soltas, e servido numa chávena de cor clara sem usar o coador, pretende-se que as folhas permaneçam. Bebe-se todo o chá, deixando apenas um pouco de liquido e as folhas no fundo. Mexe-se 3 vezes para que as folhas que ficaram agarradas à chávena caiam. Então pega-se na chávena e interpret-se as formas que ficaram no fundo e nos lados.[Supostamente quanto mais perto da borda estiver a imagem, mais perto ela está de se realizar.]

Lista de simbologia:
Abelha - Encontro com amigos. Abóbora - Relacionamento amoroso. Adaga - Ameaça de inimigos. Agulha - Respeito por outros. Âncora - Viagem. Anel - Casamento. Aranha - Sorte, dinheiro. Arco-íris - Sorte. Arma - Perigo, guerra, catástrofe. Árvore - Sucesso. Asas - Novidades. Asno - Necessidade de paciência. Balança - Justiça, sucesso com a lei. Balão - Problemas a desaparecerem. Banana - Viagem de negócios. Bandeira - Perigo. Barco - Visita de um amigo. Bengala - Necessidade de apoio. Boi - Discussões com amigos. Borboleta - Felicidade. Cachimbo - Novas ideias. Cascata - Fartura. Cão - Amigos fieis. Cadeira - Hóspede inesperado. Carangueijo - Inimigo á espreita. Ceifeira - Boa colheita ou prenúncio de morte. Chifre - Fartura. Círculo - Amor. Coelho - Sucesso. Corda - Assuntos delicados. Dragão - Mudanças. Esqueleto - Doença. Estrela - Sorte. Flecha - Más noticias. Ramo de árvore - Nova amizade. Ganso - Um convite. Gato - Traição. Guarda-chuva - Aborrecimentos. Janela - Ajuda de um amigo. Lamparina - Ganhos financeiros. Leão - Amigos prestáveis.. Livro - Atenção. Lua - Amor. Mão - Amizade. Moeda - Pagamentos de dividas. Morcego - Decepção. Ninho - Abrigo. - Perigo adiante. Nuvens - Dúvida. Olho - Tenha cuidado. Ovo - Fertilidade, filhos. Papagaio - Transtorno. Peixe - Noticias de longe. Pendulo - Indecisão. Rato - Perda de bens. Sapato - Mudança de carreira. Semente - Saúde. Sereia - Tentação. Serpente - Falsidade. Sinos - Boas novas. Sol - Felicidade constante. Tambor - Fofoca. Tartaruga - Críticas. Teia - Intriga complicações. Triângulo - Acontecimento inesperado. Vaso - Um amigo precisa de ajuda. Viola - Romance em vista. Violino - Solidão.

* 1- Purifique o ambiente com cristais/ incensos/ velas e um copo de água para
melhorar as energias. 
* 2- Prepare o chá e lembre-se, não coe a bebida!!

sábado, 22 de novembro de 2014

Soluções naturais e caseiras para constipações.

* foto encontrada ao acaso

Uma regra d'ouro para o tratamento da constipação é beber muitos liquidos para compensar o que perde pelo nariz e em estados febris. Liquidos quentes acalmam a garganta e têm efeito expecturante.

Optar por comer alimentos nutritivos em bastante quantidade para dar ao corpo os nutrientes que precisa para recuperar também é fundamental.

Para tremores , aquecer gengibre em água e bebê-la depois de escoada. O gengibre também é óptimo para náuseas que por vezes mantifestam-se como sintomas colaterais.

Há quem diga que aos primeiros sinais, comer alho cru , faz passar a constipação. O alho é um forte anti bacteriano. Se esta opção não for possivel então um cha de erva cidreira é um desintoxicante excelente!!

Chá de tomilho é outro remédio que ajuda a espantar os germes que se instalaram dentro do corpo. Existe também tomilho em óleo, óptimo para espalhar no peito se tiver problemas em respirar. Não é aconselhável para grávidas!!

As melhoras se for o caso!!
.. e escusado será dizer que uma mantinha quentinha e muito aconchego é meio caminho andado para a cura :)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Continuando a dança das nuvens..

As nuvens são as principais responsáveis pela existência da Meteorologia. Sem elas, não existiriam fenómenos como a neve, trovões e relâmpagos e os tão bonitos arco-íris. Seria muito monótono olhar para o céu: apenas existiria o céu azul.
Uma nuvem consiste num agregado visível de pequenas gotas de água ou cristais de gelo suspensos no ar. Umas são encontradas a altitudes muito elevadas, outras quase tocam no chão. Podem assumir formas diversas.
As nuvens altas são sempre antecedidas do prefixo CIRRO porque apresentam sempre um aspecto ténue e fibroso; As nuvens médias apresentam o prefixo ALTO; A designação ESTRATO aplica-se às nuvens de maior extensão HORIZONTAL, enquanto a designação CUMULOS às de maior desenvolvimento VERTICAL; As nuvens capazes de produzir precipitação identificam-se com o termo NIMBO.

* foto autor deconhecido 

 Sintra está debaixo de chuvas continuas há 2 dias e pelos vistos para continuar. Ocasionalmete com trovoada como se verifica neste momento.

 Ao contrario do que se pensou em tempos passados que o relampago era a manifestação do choque de duas nuvens. São as correntes de ar bruscas, dentro das nuvens, que geram a fricção entre gotas de água e gelo, levando à formação e aglomeração de electricidade estática. No topo das nuvens acumulam-se as cargas eléctricas positivas e na zona inferior as negativas. Quando as cargas negativas atingem um valor elevado, gera-se uma descarga eléctrica sobre a forma de raio (visível como relâmpago luminoso) dirigido para a área superior da nuvem ou mesmo para o solo. Os raios aquecem instantaneamente o ar no seu percurso. Este aquecimento é tal que origina uma violenta explosão, ouvindo-se então o trovão.
Como o som e a luz viajam a velocidades diferentes, consegue-se saber a distancia do trovão pelo tempo entre a luz e o som.

Os raios optam sempre pelo caminho mais rápido para o solo e frequentemente isso implica a passagem através de objectos altos isolados na paisagem, como por exemplo árvores. Por isso quem pense ir para a serra hoje talvez seja melhor mudar de ideia :)

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Uma casa na serra: Resultados depois duma renovação.

Mesa perto da lareira com passagem directa para a pequena cozinha (pormenor que não se vê na foto). Muio mais funcional, antes mais afastada da cozinha  por isso pouco usda. Zona de crochê materializada numa cadeira de aviador pertença noutros tempos dum familiar, também junto à lareira com uma pequena mesa para apoiar a chávena com o chá :)


Criação dum cantinho aconchegante para estar. Finalmente tirámos a televisão de casa!!
Sejamos realistas, não vemos.
Pormenores: uma asa de anjo feita com madeiras recolhidas nas praias de Sintra por artista local, anteriormente num quarto que agora escolhemos como secundário e uma peça destas tem que estar em evidência!! E vinil, sempre. Somos amantes incondicionais!!


A cozinha/ kitchenette mantém-se. É parte integrante da sala e linda!!!




A meio da zona de jantar e da zona de estar, uma zona de passagem que aproveitámos as paredes para colocar as estantes que estavam num dos quartos de modo a libertá-lo e fazer dele um quarto de costura, tratamento de roupas e closet. Esta alteração foi a mais estrutural. Fizemos um quarto de vestir, arrumos e tratamento de roupas muito funcional!! *em breve fotos :) e ganhámos um ambiente de leitura.
Sim, a nossa sala é toda em open space embora com ambientes diferentes.



Et voilá! Um pormenor fundamentalissimo!!



Para além da estética e do conforto , muito importantes para o nosso bem estar em casa, a funcionalidade é igualmente importante. As alterações que fizemos, por sabermos as nossas exigencias diárias, criaram a melhor maneira da nossa casa nos satisfazer. 
Nada é estático, a vida altera-se e hábitos também. 
Aceitamos e acompanhamos essas alterações em vez de lutar contra elas. 
Uma casa a fluir!! :)

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Brincando com as nuvens


As nuvens podem ser facilmente divididas em quatro categorias : nuvens altas, nuvens médias, nuvens baixas e nuvens com crescimento vertical.

Também são identificados pela sua forma. Cumulus, um "monte" de nuvens. Stratus, são nuvens longas e entremeadas. E nimbus têm a forma forma de "chuva".

*foto google

Também se dividem em altas, medias e baixas. As primeiras normalmente são apenas vistas nas montanhas ou da janela dum avião. Daí serem muitas vezes portadoras de gêlo e de não taparem o sol.
São elas:
CIRRUS, brancas e fragmentadas. Bom tempo!!
CIRRUCUMULUS, pequenas, finas, no inverno indicam bom tempo mas frio!!!
CIRRUSTRATUS, uma camada de nuvens que deixam passar a luz, vê-se um anel à volta do sol/lua.

As médias, normalmente bloqueiam a luz do sol/lua e são portadoras de água ou gêlo.
ALTOCUMULUS,é por deinição o céu nublado, caracteriza-se por ondas, pequenos pufos de nuvens brancas ou cinzentas. É indicador de tempo frio e se aparecem de manhã poderá haver trovoada ao fim do dia.
ALTOSTRATUS, camada uniforme de nuvens cinzentas onde dificilmente se vê o sol/lua. Indicadoras de chuva/neve constante.


As baixas trazem precipitação e vento.
STRATOCUMULUS, são nuvens de baixa altitude e cinzentas. Elas trazem precipitação de fraca intensidade. Elas também não cobrem todo o céu e tendem a formar linhas.
STRATUS, nuvens solidas, baixas que tapam completamente sol ou lua. Chuva em abundancia. São muitas vezes formadas quando o nevoeiro levanta.
NIMBUSTRATUS, nuvem tipica de chuva camada densa com pouca diferenciação.

As verticais com uma base muito baixa e um cume muito alto.
CUMULUS, são geralmente nuvens que parecem algodão. Mau tempo e se crescerem muito em altitudde, tempestade!!
CUMULONIMBUS, nuvens altas espessas portadoras de gelo, ventos, trovoadas, tempestades.. tornados!! Assumem a forma de um cogumelo.

Nos primeiros tempos o melhor é com as caracteristicas aqui descritas tentar identificá-las com ajuda de fotos na internet e então comparar com as nuvens que podem vizualizar nesse dia.

Boa sorte!!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Tricô

Acabámos de chegar a casa depois de mais um dia de trabalho . O tempo convida a ficar em casa e eis que registamos este momento mágico dum tricô à lareira <3

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Os poderes do VINAGRE

A nossa gata gosta muito de passear e especialmente no Verão sofre muito com os acaros e fungos. E o nosso bolso também, com as injeções de cortisona que temos que pagar. Mas de há uns tempos para cá resolvemos usar vinagre. Já sabiamos das suas propriedades anti septicas e já o usavamos para diversos fins e não apenas como tempero. Assim experimentámos deitar algumas gotas num banho e nas patinhas e cauda directamente (zonas mais problematicas) da nossa gata. E resultou. O mau cheiro passou imediatamente e as comichões foram desaparecendo pregressivamente.


Para quem ainda não conheça o uso alternativo do VINAGRE, deixamos aqui algumas dicas: :
 1 - Quando cozer ovos, para evitar que a casca estale, coloque VINAGRE na água da fervura.
 2 - Para o arroz ficar solto, coloque uma colher de VINAGRE na água do arroz.
 3 - Para combater os ácaros, responsáveis pela bronquite alérgica, limpe o chão e os móveis com uma mistura de 5 litros de água para 2 colheres de sopa de VINAGRE. Cobertores, almofadas e colchões devem ser expostos ao sol durante uma hora e, posteriormente, limpos com um pano com VINAGRE.
 4 - Piolhos podem ser combatidos, envolvendo os cabelos com um lenço embebido em VINAGRE. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente.
 5 - Use uma poção de água, VINAGRE e sal para gargarejos e bochechos. Irá ajudar nas dores de garganta e mau-hálito.
 6 - Para lavagem e desinfecção de verduras, use 5 colheres de sopa de vinagre para cada litro de água.
 7 - Cabelos Oleosos ou Opacos devem ser enxaguados, após a lavagem, com VINAGRE. O cabelo conserva-se solto, brilhante e muito macio.
 8 - Manchas em tapetes e estofos podem ser removidas frequentemente com VINAGRE. Aplique água morna com VINAGRE e deixe secar. Assim como manchas em talheres e panelas de aço inoxidável, se esfregados com um pano embebido em VINAGRE, voltarão a brilhar como novos.
 9 - Para poupar energia, o frigorifico deve ser desligado de tempos em tempos. Essa é também uma boa oportunidade para limpá-lo com água e VINAGRE. Isso faz com que a qualidade dos alimentos não seja alterada por odores estranhos.
 10 - Misture algumas gotas de VINAGRE na água de lavar a louça e usará menos detergente. Os seus pratos ficarão igualmente limpos e brilhantes.
 11 - Tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em VINAGRE antes da lavagem.
 12 - Se o seu cachorrinho se descuidar dentro de casa, lave a zona com vinagre, ele nunca mais voltará enquanto sentir o cheiro.

Desejamos a todos uma vida saudavel, o mais natural e menos quimica possivel!!

Bom dia . O sol chegou à serra!!!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Inevitável para quem viva em Sintra

Estamos em obras . Estamos a ' vestir' as nossas paredes contra o frio e humidade e a isolar o chao . Aproveitámos e fizemos um feng shui que resultou nalgumas alterações em nossa casa . Em breve fotos :) É essencial o conforto para também apreciarmos a zona onde vivemos . Aceitamos os caprichos desta serrinha e protegemos a nossa casa .

domingo, 9 de novembro de 2014

Sintra Celta


Sintra tambem é Celta e há quem a viva assim:
FEMININA, CYNTHIA, nome da Deusa Lua, divindade protectora da Natureza, musa dos artistas e a primeira das ninfas.
Mãe terra.
Respeitam-na pelos seus bosques e por aqueles que neles habitam.
Reverênciam a lua que nela se deita e as arvores que nela crescem.
Celebram-na com o fogo.

Este fim de semana estivemos no Pub Medieval a ouvir sons da natureza, vento, animais, rios.. individualmente ou todos ao mesmo tempo depois de serem gravados LIVE eram repetidos e assim cada vez que era emitido um novo som, juntava-se aos outros e parecia um coro. 
Acompanhámos com hidromel e chá das bruxas. 
Juntámos amigos e rodeámos-nos de quem sente e pensa como nós, e tivémos aquela sensação de estar em casa e o ambiente perfeito. 
A noite tornou-se mágica ****

Mágica também é a Quinta onde este espaço fica, por ter sido terra de templários e por ser actualmente acarinhada por quem ali criou os seus modo, projecto e filosofia de vida, revelando a beleza, sacralidade e magia da serra.
Bençãos!!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O Outono, época mágica em Sintra


O Outono é uma época especialmente mágica, para muitos a rainha das estações em Sintra. A serra recebe-nos amarela, laranja, castanha e verde, doce e amena, e ainda nos oferece castanhas, avelãs, chuvas de folhas secas e fontes novamente jorrantes. É uma dádiva da natureza, generosa e bela. A luz do sol por entre a folhagem torna-a dourada e cintilante e o ar quieto e fresco, faz desta época a mais amena da serra. Transmite-nos uma sensação de paz que convida ao passeio, à meditação.. e ao suspiro!!

Só vendo se pode sentir o Outono em Sintra.

Já agora por curiosidade o clima da serra deve-se ao facto desta constituir o primeiro obstáculo natural que os ventos carregados de humidade, vindos do oceano Atlântico, encontram. Irremediavelmente à noite chove. Facto que permite a existência neste local de um microclima com grandes níveis de humidade. 
A transpiração gerada pela floresta e a protecção pelas suas copas, bem como a manta morta gerada pela queda das folhas e dos ramos, contribuem para a manutenção de temperaturas e de níveis de humidade no solo - quantas são as vezes que vemos autentico vapor a sair do solo - que proporcionam o desenvolvimento da grande diversidade de espécies que aqui podemos encontrar. 

A vegetação exuberante da Serra de Sintra está longe de ser um vestígio da floresta primitiva que devido às 
intervenções do homem ao longo dos tempos, como as explorações agrícola, florestal e a utilização da terra para pastagens, a serra encontrava-se, em pleno século XIX, praticamente despida de vegetação. Foi com a chegada do Romantismo a Sintra, nomeadamente com D.Fernando II, que a situação se inverteu.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Celebremos a lua cheia amanhã!!

A palavra Esbat deriva do francês arcaico"alegrar-se". E simboliza a celebração da lua cheia. Oferecemos à lua uma dança.
Dançar ao ar livre ou janela aberta à luz da lua é a melhor maneira de equilibrar e fortalecer corpo e espírito com a força da lua. Tradicionalmente a dança oferecida é a dos sons naturais ou ritmos silenciosos, que consiste em ficar de pé em pleno silêncio, começando depois a movimentar o corpo calmamente de forma livre aumentando gradualmente a força e rapidez dos movimentos até que estejamos efectivamente a DANÇAR com ritmo livre, solto e de criatividade própria. Enquanto dançamos tentamos colocar para fora sons variados.
Agora é só usar a sua criatividade para trabalhar o seu interior, acalmar o seu coração, organizar as suas energias e equilibrar o seu corpo :)
E não se esqueça de pedir à lua os seus desejos.
Boa celebração!!

Para quem se inspira melhor com musica fica uma sugestão:


terça-feira, 4 de novembro de 2014

O inverno na serra..

Parece que o Inverno chegou e temos que pensar no aquecimento. Aqui em casa tentamos aproveitar o forno e a cozinha quente. Dois em um, cozinhamos e aquecemos. Lenha para a lareira e muitas mantas fofas e peludas. Sinceramente , como do desumificador não nos podemos livrar, tentamos usar os metodos naturais de aquecimento . O conforto é importante. Perder o bem estar na nossa casa não pode acontecer por isso usamos lençois de flanela ou polares e/ ou pijamas do mesmo material. Sacos de cereais ou alfazema quentes. Camisolas interiores termicas e porque não ceroulas. Meias e camisolonas que tradicionalmente chamamos dos Pescadores.
Uma das obras que decidimos investir foi numa lareira no quarto!!
Há muito que optámos por uma vida mais simples e claro que para além da nossa realidade economica ser bem diferente , tem também que haver uma coerencia na filosofia. Não adianta sair das grandes cidades, para continuar com o mesmo modo de vida consumista. Por exemplo reunir com amigos à volta duma fogueira também nos mantem quentes e com a companhia duma guitarra e dumas histórias é um serão dos mais bem passados.
Lá fora também chegámos à conclusão que o melhor era sair estilo cebola, ou seja , com várias camadas. Aqui na serra há várias temperaturas, serra sul, mais perto do mar, serra interior, serra vila, serra vale , serra cume, enfim.. por vezes vamos andando e despimos, vestimos.. o importante é manter-nos quentes e a cima de tudo protegidos da humidade em todas as circunstancias se não facilmente uma dor numa articulação/ musculo/ osso aparece. O pescoço, a cervical e a lombar SEMPRE prioritariamente acarinhados com camisolas de gola alta, cachecois, casacos de pêlo até às ancas e não só até a cintura e por vezes encharpes enroladas á cintura. Finalmente mas não menos importantes , as nossas extremidades. Umas meias de lã altas!! não as que terminam nos tornezelos, as botas milagrosas com pelo por dentro e luvas com ou sem dedos para quem dá jeito. Gorro a tapar as orelhas .
A ultima camada é sempre impermiavel, já não com a função de aquecer mas de não arrefer com a chuva ou neve.
Um bebida quente aquece sempre e conforta e o melhor de tudo, keep on moving , acelerar o metabolismo aquece de graça. Nada como uma caminhada nos dias solarengos de inverno com muito creme hidratante para proteger a nossa pele da aridez do frio e vaselina para os labios.

E aí vamos nós para os 4 meses mais frios do ano, Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro!!